Gerir as encomendas e os clientes

O módulo Loja permite uma gestão eficaz e eficiente dos clientes e pedidos. Vejamos como gerir os clientes da sua loja virtual e como as vendas na sua loja online. Quando um cliente compra um produto ou serviço, ele é informado progresivamente do estatus do seu pedido ("pagamento recebido", "pedido enviado", etc).

Gerir os pedidos

Calculadora

Encontrará os pedidos sob o menu Loja > Pedidos (ou a partir de Módulos > Loja > Pedidos). Existem vários estatus de pedido e são atribuídos de forma automática. Por exemplo, o status "Pagamento recebido" é atribuido quando um pedido é pago através de um PayPal , enquanto um pedido cujo pagamento é realizado mediante transferência bancária receberá em primeiro lugar o status "Pagamento pendente" e você terá que atribuir-lhe manualmente o status "Pagamento recebido".

Você poderá modificar o estatuto da entrega conforme o avanço do pedido. Cada acção no processo de pagamento ou da entrega do pedido, resultará no envio de notificações relacionadas com a acção realizada ao cliente.

Importante: Os pedidos com o estatuto "Aguardando pagamento" são aqueles cujo pagamento ainda não foi finalizado, por exemplo, quando há um abandono de carrinho ou saida do meio de pagamento (no caso do pagamento mediante PayPal). O estatuto "Pagamento recebido" só será atribuído aos pedidos pagos.

Na nossa ferramenta propomos uma gestão completa dos pedidos, com a possibilidade de procurar um pedido específico ou uma factura ou até mesmo a possibilidade de exportar os pedidos para facilitar a comptabilidade.

  • Procurar o pedido : você pode utilizar o filtro de pesquisa presente na página Pedidos para encontrar uma encomenda específica ou procurar por exemplo, todos os pedidos com pagamento pendente.
  • Os dados de facturamento: você encontrará os dados de facturamento em Módulos > Loja > Ajustes > Facturação.
  • Exportar os pedidos da sua loja virtual: você poderá utilizar a exportação de pedidos para facilitar a sua comptabilidade, fazer as estatísticas, realizar campanhas marketing, ...

Gerir os clientes

Clientes

Cada vez que um visitante se inscrever na sua loja para comprar, ele se torna membro do site. Pode-se alterar ou consultar a ficha de um cliente acedendo ao manager do seu site. Você pode criar grupos de membros e associar privilégios a esses grupos.

Vejamos como gerir os clientes e os grupos de membros.

Note-se que : a versão gratuita permite criar um catáloguo de produtos, porém a função de criação de contas de membros do site é limitada (com um número reduzido de contas) logo, é possível que não possa vender na sua loja online devido a estas restrições. Para vender sem estar limitado pelo número de membros do site, subscreva um dos nossos serviços.

  • Os membros do site : os clientes são as visitas que criam uma conta "membro" no seu site (para comprar) ou por aqueles que você adicionou manualmente. Os membros poderão acessar ao espaço membros usando seus credenciais e aceder ao histórico de compras, aos dados pessoais (tais como as informações de faturamento e entrega) e ás suas facturas.
  • As contas membros dos clientes: são geridas a partir do menu Marketing > Membros do site. Se possui uma versão paga do emeuweb, você encontrará as contas dos membros do site, reunidas independentemente do modo de inscrição (via a loja, ou vatravés Área dos membros).
  • Os grupos de membros: a atribuição de cada cliente a um grupo pode ser feita no menu Marketing > Membros do site > Grupos. Ao criar uma conta, cada membro será colocado no grupo padrão, o qual você determinará mediante o menu Marketing > Membros do site > Opções (pode-se também activar desde este mesmo menu, a validação automática das novas contas para que cada novo cliente possa comprar os seus produtos sem você ter que aceitar primeiro a sua inscrição).
  • Fidelizar os seus clientes e Dinamizar as vendas: Graças aos grupos de membros, é possível organizar os clientes por grupos "especiais" (mudando a conta membro do site do cliente) e atribuír-lhes privilégios exclusivos como descontos excepcionais ou "códigos de promoção".